Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Telmixa

Mix de leituras, organização, tv, filmes, tecnologia e de mim, claro!

Telmixa

Mix de leituras, organização, tv, filmes, tecnologia e de mim, claro!

Pequenas grandes coisas que mudaram a minha vida pessoal nos últimos meses

Bullet Journal

Já conheço a ideia há mais de dois anos mas só em Abril passado é que comecei a usa-lo regularmente. O Bullet Journal é uma espécie de diário e agenda onde apontamos tudo: tarefas, eventos, compromissos. É difícil de explicar o quanto é libertador poder usar um qualquer caderno quadriculado e dele fazer a minha agenda personalizada onde tenho toda a informação que necessito. Além disso é fantástico ter algo para rever o ano com datas específicas de quando e onde fui, estive e fiz. Para saber mais: site e Grupo de entusiastas no Facebook.

Sempre que vou para uma divisão, levo algo comigo

Esta já pratico há muito tempo mas só agora percebi, ao ler um livro, que é uma boa forma de evitar que a desarrumação se acumule. Se estou na sala e tenho uma chávena de café comigo e vou para a cozinha, levo-a comigo. Parece óbvio, não é? Só que nem sempre sabemos onde meter o quê aonde e por isso é que a desarrumação acumula. Tudo tem um lugar e já que vou para ali, devolvo o objecto ao seu lugar. Fácil e menos cansativo que arrumar a casa toda de uma só vez.

Ter a loiça toda lavada ao final do dia

Esta é difícil de conseguir porque não depende apenas de mim. É muito semelhante ao ter a cama feita todos os dias. Para mim não há nada mais zen do que chegar a casa e ter a cozinha arrumada. Todas as outras divisões podem estar um caos mas ter a bancada vazia e o lava-loiças vazio é maravilhoso.

Konmari

Konmari é a alcunha e imagem de marca da japonesa Marie Kondo que escreveu este livro de organização e arrumação do lar. Quando o comprei estava muito céptica e mesmo após o ter lido, como devem perceber pela minha opinião. Mas funciona! Principalmente o organizar por categorias. Exemplo: organizar elásticos do cabelo. Em vez de organizar os do quarto, depois os do wc, depois os do escritório, etc é juntá-los todos num monte e organiza-los. Ou seja, deitar fora os inúteis e estragados e manter os bons. Foi assim que percebi que tenho perto de 100 elásticos de cabelo por estrear, por exemplo.

Budget Bytes

Este site fez toda a diferença na minha forma (muito inexperiente) de cozinhar. Há um milhão de blogs, sites e vídeos de receitas. Então porque é que este é diferente? Porque mostra as receitas passo-a-passo e o aspecto que a comida deve ter em cada fase. Sim o site é americano e por isso é preciso uma calculadora conversora de tamanhos e medidas mas nada que o Google não resolva. Além disso a ideia principal da autora é fazer muita (boa) comida por pouco dinheiro e, tirando raras excepções, com poucos ingredientes. Budget Bytes

 

E vocês, quais são as vossas pequenas grandes dicas de culinária, arrumação e organização? Partilhem-nas comigo. 

6 comentários

Comentar post