Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Telmixa

Mix de leituras, organização, tv, filmes, tecnologia e de mim, claro!

Telmixa

Mix de leituras, organização, tv, filmes, tecnologia e de mim, claro!

O drama da contagem da luz

Eu não estive presente quando foi colocado o contador da luz lá em casa mas achei-o o máximo quando o vi: todo electrónico, piscava as contagens, o mais moderno possível.


Ontem chegou a conta da luz para pagar. Depois de ter hiperventilado durante um bom minuto, percebi que o valor se referia ao valor estimado de dois meses. Pois tá claro, uma casa vazia sem estar habitada nunca iria pagar aquilo!! Decidi-me a pagar a factura e enviar a contagem da luz. Não deve ser nada complicado, pensei eu. Ora pus-me eu a olhar para isto:



Na imagem tem a hora a que fui lá hoje. Depois pisca o tipo de tarifário escolhido (no meu caso bi-horário semanal) e depois vai alternando as contagens. Depois de muita observação do dito, de tirar esta foto e apontar a legenda que está por debaixo do visor, eis como interpretar o contador para dar correctamente a contagem da luz:


67 - HV, que significa Hora Vazio


68 - HP, que significa Hora Ponta


69 - HC, que significa Hora Cheia


70 - HSV, que não sei o significado


81 -Total


No contador apenas aparece os números acima indicados, em pequenino, no lado superior esquerdo, surgindo simultaneamente a contagem. Na legenda que está no contador cada número representa uma sigla, mas não explica o significado da mesma. Foi só quando cheguei a casa e fiz login no site http://www.edpsu.pt/ que percebi o significado das siglas.



Para quem não estiver registado, pode enviar a leitura à mesma nesse site, onde indica "Comunicação de leituras" e se tiver um tarifário como o meu, deverá escolher a opção "Tarifa Tripla" onde diz "Tipo de Contador".


Não custava nada aos senhores da EDP terem uma parte na página deles com a imagem dos vários contadores e a explicar como ler e dar a contagem correctamente. A informação que está no site não ajudou nada.

12 comentários

Comentar post

Pág. 1/2