Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Telmixa

Mix de leituras, organização, tv, filmes, tecnologia e de mim, claro!

Telmixa

Mix de leituras, organização, tv, filmes, tecnologia e de mim, claro!

A cafeteira francesa

Um dos meus pequenos grandes prazeres é beber café. Se não fosse o facto de me tirar o sono, beberia café constantemente. Comecei a aprecia-lo mais depois do advento das cápsulas, ao ponto de ter deixado de colocar açúcar e apreciar por completo um café puro.

 

É por isso quase um turn-off quando de manhã bebo a minha caneca de café instantâneo antes de vir para o trabalho (só para garantir que estou minimamente acordada para me vestir, sair de casa e conduzir até à estação de comboios).

 

Pois então, aí há dias comprei uma cafeteira francesa numa Loja Viva. Nem foi uma extravagância, porque custou menos de 10€ (a minha é de 600ml). Não, não tenho máquina de café em cápsulas. Primeiro porque gosto de ir à rua beber café e segundo porque, apesar do milhão e meio de promoções, acho-as caras e o café em cápsulas caro.

Ora, quando fui investigar como é que isto funcionava, toda eu fiquei num misto de medo e excitação: "OMG posso moer o café na hora e não preciso de comprar filtros" e "OMG isto dá tanto trabalho, não bato bem das ideias e meto-me nestas coisas para quê?!", qual verdadeira drama queen.

 

A verdade é que o Youtube é rei (e rula!) porque lá encontrei um vídeo todo jeitoso a explicar como fazer café numa cafeteira francesa, drama free!

 

Se viram o vídeo, além de ela lhe chamar "prensa francesa", também se pode chamar "cafeteira de pistão" ou "press pot". No site da loja Viva pesquisem "Cafeteira" e chegam lá!

 

Ela também fala na importância da moagem do café, que deve ser do tipo médio. Aqui é que eu encontrei problemas. Das marcas de supermercado, ou existe a moagem universal, ou do tipo fina. Afinal, universal dava ou não, caramba?? Arrisquei e comprei Delta com moagem universal e segui todos os passos explicados no vídeo.

 

O resultado é um café MARAVILHOSO! Que infelizmente só faço aos fins-de-semana porque demora algum tempo. Também o posso fazer à noite, retira-lo da cafeteira para outro recipiente (para não queimar) e bebê-lo na manhã seguinte. Continua excelente e bem melhor que o instantâneo. Por ter comprado a moagem universal tenho que ter sempre cuidado com o ligeiro pó que acumula no fundo da caneca de café e nunca beber até à última gota.

 

Foi uma pequena grande compra que me dá imenso conforto e alegria.

14 comentários

Comentar post

Pág. 1/2