Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Telmixa

Mix de leituras, organização, tv, filmes, tecnologia e de mim, claro!

Telmixa

Mix de leituras, organização, tv, filmes, tecnologia e de mim, claro!

Os livros que Stanley Kubric adaptou para cinema

Sou uma grande fã de Stanley Kubrick desde que vi, de uma só vez por inteiro sem interrupções, o 2001 - Odisseia no Espaço a 01-01-2001 (Obrigada RTP2!). Apesar de ainda não ter visto todos os seus filmes, sabia que aqueles que já tinha visto eram baseados em livros (no caso do "2001" o livro foi escrito em simultâneo com o livro). O que não sabia é que quase todos eles foram baseados em livros. Não foi por isso difícil tomar a decisão de criar mais uma lista de leitura temática, neste caso, ler os livros que Stanley Kubrick adaptou para cinema. Esta lista é para ser lida ao longo da vida e consoante eu conseguir adquirir os livros.
Os dois primeiros livros eu já li e por isso não vou reler ou escrever nova opinião. São eles os seguintes:

  • Lolita - foi lido antes de eu ter este blog mas escrevi recentemente sobre este livro, assim como as duas adaptações ao cinema, uma delas por Stanley Kubrick. 
  • A Luz  - foi lido muito recentemente e foi um livro que não gostei nada. É muito conhecida a polémica da adaptação do livro, pois Kubrick e King desentenderam-se e King saiu do projecto. Adoro o filme, detestei o livro. 
  • The Killing - Deu origem ao filme com o mesmo nome e um dos primeiros do realizador. 
  • A História de um Sonho - Deu origem ao filme "Eyes Wide Shut", com Tom Cruise e Nicole Kidman. Foi o último filme do realizador e cuja montagem não ficou terminada antes de morrer. 
  • A Laranja Mecânica - Deu origem ao filme com o mesmo nome. O livro desta lista que mais me assusta porque segundo ouvi dizer é complicado de se ler. Adorei o filme e toda aquela e loucura assim como tudo se desenrola e termina.
  • 2001 - Odisseia no Espaço - Escrito por Arthur C. Clarke ao mesmo tempo que trabalhava no guião do filme homónimo com Kubrick.
  • Nascido para matar - Deu origem ao filme com o mesmo nome. Ando a ganhar coragem para ver o filme porque é de guerra e eu ODEIO filmes de guerra (apesar do meu irmão me chamar de idiota porque o filme não é de guerra).
  • Paths of Glory - Deu origem ao filme com o mesmo nome. É considerado um dos maiores livros anti-guerra. Ainda não vi o filme.
  • Spartacus - Deu origem ao filme com o mesmo nome. É sobre o escravo que fez tremer o Império Romano quando liderou uma revolução de escravos. Existe neste momento uma série de TV que está a contar a mesma história. Ainda não vi o filme.
  • Dr. Strangelove - Deu origem ao filme com o mesmo nome. Não faço a mais pequena ideia sobre o que trata este livro e ainda não vi o filme.
  • Barry Lyndon - Deu origem ao filme com o mesmo nome. Não sei nada da história, só sei que o filme está lá em casa para ler.
 Provavelmente irei ver os filmes que ainda não vi quando chegar a altura de ler os respectivos livros.

1 comentário

Comentar:

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.