Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Telmixa

Mix de leituras, organização, tv, filmes, tecnologia e de mim, claro!

Telmixa

Mix de leituras, organização, tv, filmes, tecnologia e de mim, claro!

Sobre o "Ler e Reflectir..."

Como surgiu?

O "Ler e Reflectir..." nasceu em 2004 após uma conversa com uma amiga minha que era professora. Ela falou-me no conceito de "Diário de Leitura" e eu achei muito interessante ter um lugar onde apontar a minha opinião e reflexões sobre o livro que andava a ler.

Há dias, a reler o meu diário, encontrei esta entrada:

 

Quando fui para abrir um caderno e fazer o primeiro apontamento, senti-me desmotivada. Teria que imprimir da internet a capa do livro para colar no caderno e aborreceu-me ter que ter esse trabalho extra. Nessa mesma altura andava a descobrir o que eram blogs e decidi criar o meu "diário de leitura" em formato blog.

Quem ler as primeiras entradas desse ano verá que não são muito elaboradas, mantive-me ao "gostei" ou "não gostei". Foi só quando passaram alguns anos e as fui reler que percebi que tinha que fazer um favor a mim mesma e aprofundar um pouco mais as minhas reflexões sobre o livro, de forma a cumprir o objectivo para o qual o blog tinha sido criado.

 

E qual o objectivo do "Ler e Reflectir..."?

O "Ler e Reflectir..." foi criado com o objectivo de ser um diário pessoal de leituras, onde colocasse as minhas opiniões e reflexões sobre os livros que lia. Qual a sua história? O que é que este livro me ensinou? O que mais gostei nele? O que menos gostei? Dar a mim mesma um lugar para relembrar o que li.

Como não é um diário de gaveta, tento escrever imaginando que os meus amigos vão visitá-lo e ler a minha opinião sobre o que li. Em vez de os massacrar com uma hora de "e tens que o ler, o livro é brutal, mudou a minha perspectiva sobre a vida" eles podem ler essa minha opinião aqui mesmo. E é por isso que não é um blog privado.

Acima de tudo, sei que com o passar dos anos terei um registo dos meus gostos, das minhas fases de leitura, quando li mais ou menos, e também do amadurecimento da minha forma de escrever.

 

O que distingue o "Ler e Reflectir..." de outros blogues sobre livros?

Quando iniciei este blog não havia muitos blogues deste género. Hoje são centenas em Portugal, milhares ou milhões no resto do mundo. Muitos blogues sobre livros falam sobre as novidades, lançamentos, escrevem textos de opinião, promovem passatempos. Ponderei a hipótese de também fazer isso mas decidi poupar-me esse trabalho extra e mantê-lo tal como é desde que foi criado: apenas opiniões. Decidi recentemente partilhar algumas reflexões assim como algumas leituras interessantes que vou encontrando.

A grande maioria dos livros que aqui encontrarão foram comprados por mim. Alguns também foram oferecidos por amigos ou por uma editora, e outros foram emprestados.

 

Quem sou eu?

Para me conhecerem um pouco melhor sigam as minhas conversas sobre livros (e não só) no Goodreads ou no Twitter. Também criei uma página de fãs no Facebook para o "Ler e Reflectir..."

 

O que gosto de ler?

Os meus gostos de leitura são muito eclécticos, não tenho um género definido. Se li muitos romances da Harlequin na adolescência, dou por mim hoje a ler clássicos da literatura, algumas sagas, romance paranormal, ficção científica, fantasia. Não sou muito esquisita mas quanto mais leio melhor percebo o que menos gosto de ler.

 

O que menos gosto de ler?

Talvez o chamado "chic-lit". Há também agora o género Young Adult que não me atrai particularmente. Já li muitos livros de auto-ajuda mas acho que entretanto a febre me passou. Percebi recentemente que não gosto de livros de horror apesar de gostar do mesmo género em formato filme.

 

Onde leio?

No comboio principalmente, e antes de adormecer. Na praia levo sempre um livro comigo mas acabo por ler pouco.

 

Mudança

A 25 de Outubro de 2013, após 8 anos na plataforma Blogger, transferi o Ler e Reflectir para os Blogs do Sapo.

 

Escrito a 4 de Dezembro de 2010 

Alterado a 12 de Fevereiro de 2014